A vitivinicultura foi, desde o começo, um negócio de família em nosso país. A fortaleza as empresas familiares foi a união por um mesmo objetivo, focado em ter muito coração e coragem para levá-la para adiante. O fim é gerar produtos de qualidade para continuar com uma genealogia que segue uma proeza e desenvolve uma idéia. Diversas pesquisas demonstram que a empresa familiar é, talvez, a organização comercial mais antiga na história da humanidade.
Na Revolução industrial (1800), também até antes da Renascença no século XV, as empresas que formavam artesãos e comerciantes levavam o nome do seu fundador. O mesmo aconteceu com a Adega Favretto...
Terriors •
Uma característica fundamental da nossa adega é a impotância do terriors, denomina-se assim à intereção de vários fatores que compõem o terrunho: o solo, a vid, a situação geográfica, o trabalho do homem e o micro clima de um vinhedo. Quer dizer, duas chácaras diferentes, com plantas de iguais características e com o mesmo manejo, podem produzir vinhos diferentes.
Situação que acontece na chácara localizada perto do rio Negro, na cidade de Villa Regina, que é diferente à chácara 120 A, localizada na cidade de General Enrique Godoy, próxima à barranqueira.
Além do mais, a terra nas proximidades do rio é profunda e arenosa, e nas adjacências da barranqueira abundam os solos argilosos menos profundos e mais salinizados.
Também nas épocas de geladas, outubro e novembro, a chácara próxima do rio Negro, sempre tem 2 ou 3 graus menos que a localizada lindaste à meseta. Parecem cifras minúsculas, mas os brotes de vinha são muito sensíveis, e um grau de diferença, determina o chamuscado o arrugamento posterior da planta.Portanto, o terriors não é apenas a porção de geografia onde um vinhedo é plantado, é isso, mais o subsolo profundo, o clima, a paisagem circundante e o vento.
Clima •
Rio Negro possui um ecosistema excepcional para a produção de vinhos:
Variedades de solos: pedregosos, ardilosos e arenosos... ricos em minerais e sem `napas` contaminadas.
Amplitude térmica muito grande, 20 graus.
Mais de 300 dias de sol por ano. Isto faz possível uma melhor capacidade de fotossíntese que melhora a produtividade, permitindo um bom amadurecimento. Luz desde muito cedo e até tarde demais.
Escassas chuvas e pouca umidade, portanto não é possível provocar enfermidades na vid.
Ventos quase constantes, o que gera vides praticamente ecológicas. O vento, característico dessa área, origina nas uvas uma pele mais grossa das que comumente desenvolvem as distintas variedades em outras regiões do país. Por tanto, o folhelho (casa da uva) contém mais polifenoles, mais antocianos, em fim, mais princípios que dão a cor, sabor e aromas intensos. E grãos mais pequenos pela quantidade de sol, o que produz uma maior concentração de propriedades nas bagas.
Make your contact by completing the Form.